Cadastro de Usuários
Para realizar as manutenções e análises o responsável pela Administração Tributária
do Município poderá contar com toda uma equipe e com atividades bem distintas. Para
operar na aplicação não será diferente, cada usuário terá um nível de acesso que
o administrador julgar necessário para a realização das suas atividades.
Sempre será necessário um usuário Master cadastrado para manter o controle
geral dessas permissões em nível hierárquico e administrar a delegação dessas responsabilidades.
Depois que o usuário utilizar seu cadastro na aplicação, não poderá mais ser excluído,
isso para que se mantenha a integridade das informações. A atualização dos dados
do usuário deve manter-se restrita para não haver transferência de sua identidade.
Apesar de ficarem registradas no log de auditoria do sistema possíveis alterações
de dados do registro, impossibilitando qualquer fraude nesse tipo de alteração,
a sugestão preconiza a facilidade na busca das informações sem uma auditoria mais
acurada das operações realizadas.
O cadastro de usuário pode envolver pessoa física ou jurídica e é vinculado a um
CPF ou CNPJ cuja integridade da informação é validada.
Além dessa informação o cadastro é composto pelo nome completo do usuário e pelas
credenciais de acesso à aplicação que são os campos nome de usuário e senha. Para
a senha é solicitada uma confirmação para prevenção de erros.
Caso deseja-se remover o acesso do usuário basta mudar o seu status para Inativo.
Enquanto o status do usuário permanecer inativo, ele não terá permissão para acessar
a aplicação.
Todos os campos do cadastro são de preenchimento obrigatório.
Para consultar os usuários já cadastrados na aplicação, basta clicar no botão "Usuários"
que uma listagem dos registros encontrados é demonstrada. Por meio desta consulta
podem ser carregadas as informações do usuário para ser feito manutenção.
Importante: é vedada a criação com credenciais de acesso (nome de usuário
e senha) semelhantes.