NFS-e Tecnosistemas

Manual de integração Online

Cadastro de Dívidas

A parametrização dos débitos e direcionamentos para o sistema tributário precisa de um vínculo de identificação da dívida, este vínculo é para que o conhecimento receba a apropriação do valor do tributo devido na dívida certa ao proceder à integração da aplicação NFS-e Tecnos com o sistema tributário.

Isso é feito através do cadastramento das dívidas envolvidas no processo de integração. Esse cadastramento como podemos visualizar na tela ao lado é composto pelos seguintes parâmetros:

  • Código da dívida;
  • Nome - que pode ser o mesmo encontrado no sistema tributário;
  • Código do cadastro base - que é sempre o mesmo do ISSQN;
  • Dia do vencimento da guia - que será sempre do mês subsequente ao mês de referência;
  • Situação auxiliar - possibilidade de informação de uma situação auxiliar especial para identificar os débitos originados pela integração ou pelo ISSQN como fato gerador;
  • Tipo do ISSQN apropriado nesta dívida - que pode ser:
    1. Fixo Anual
    2. Fixo Mensal
    3. Isento
    4. Imune
    5. Declara Movimento (Homologado)
    6. Fixo Semestral
    7. Não Incidência
    8. Simples Nacional
    9. Nota Fiscal Eletrônica
    10. Livro Fiscal Eletrônico
    11. ISSQN Retido na Fonte
    12. Encerrado

A situação de Isento ou de Imune não gera débitos, mas por dois motivos são encontrados neste cadastro. O primeiro relacionado à manutenção do padrão de códigos de enquadramento dos contribuintes que fica no mesmo formato das demais classificações, o segundo é que mesmo não tendo débitos relacionados à atividade fim do contribuinte cadastrado, este poderá ter outras guias relacionadas como alvarás e outros que se cadastrados aqui poderão ser consultados e impressos pelo contribuinte através do portal.

A lista de dívidas já cadastradas pode ser consultada através do botão "Dívidas". Por meio desta consulta podem ser carregadas as informações da dívida na aplicação para ser feito manutenção.

Logo Tecnosistemas

Copyright© - Todos os direitos reservados
www.tecnosistemas.com.br