NFS-e Tecnosistemas

Manual de integração Online

Contador e Contribuintes

Os contadores podem usufruir dos mesmos recursos que os contribuintes usufruem e assim podem prestar o mesmo serviço que o contribuinte faria para atender aos requisitos legais, mas que são delegados ao contador por instrumento próprio de representação.

O detalhe importante é que a aplicação trata os dois logins independentemente, ou seja, o usuário não deixa de ter o seu login personalizado para utilizar a aplicação e o contador não precisa utilizar outro login diferente do seu para realizar as atividades em nome do seu cliente - o contribuinte no caso.

Na prática, o cadastro de contador serve para vincular o contribuinte ao contador permitindo assim que o contador informando o CPF ou CNPJ do contribuinte (seu cliente) e a sua senha (do cadastro do contador) consiga utilizar a aplicação em nome do contribuinte sob as prerrogativas que lhe foi dada pelo contribuinte.

Neste processo o contribuinte deverá entregar ao Município, da forma determinada pelo Gestor Tributário Municipal, a identificação do seu contador e assim o Gestor criará o vínculo a este contador, que obviamente, deverá estar devidamente cadastrado na aplicação.

Importante: os contadores, mesmo de outros Municípios deverão estar cadastrados na aplicação, o que implica em que os contribuintes devem auxiliar neste item fazendo ciência aos seus contadores desta necessidade.

O cadastro parte da identificação do CPF ou CNPJ do contador seja pela informação digitada ou pela consulta dos CPF ou CNPJ de contadores já registrados, a partir dessa informação a aplicação varre o cadastro localizando possíveis contribuintes já vinculados a este CPF/CNPJ e demonstrando-os numa listagem.

A primeira imagem à esquerda demonstra essa primeira fase da consulta com o campo CPF/CNPJ Contador e os botões. Caso não seja de conhecimento do usuário o número do CPF/CNPJ do contador, o usuário poderá consultar através do botão "Contadores" aqueles profissionais e escritórios contábeis já cadastrados na aplicação.

A partir da seleção de um contador, a aplicação carregará os dados do responsável pela contabilidade e permitirá as manutenções quanto aos vínculos de contribuintes conforme demonstra a imagem à direita.

A adição de contribuintes pode ser realizada no campo CPF/CNPJ do Contribuinte, onde deve ser inserido um número válido do documento e depois clicado no botão "Adicionar". A aplicação irá validar o número do documento e verificar se o contribuinte está devidamente cadastrado na aplicação para posteriormente associá-lo ao contador.

Outra checagem que é validada durante a inclusão de um contribuinte no rol de clientes de um contador, é se este contribuinte já está vinculado a outro contador. Quando isso acontecer aparecerá um aviso para o usuário confirmar a troca de contador conforme aparece na imagem à direita. A alteração de vinculo com contador por parte de um contribuinte deve ser feito através de documento próprio e de responsabilidade do contribuinte.

Para excluir um contribuinte já vinculado ao contador selecionado, basta clicar no ícone "X" localizado na última coluna da tabela de contribuintes associados.

O botão "Excluir" serve para que o usuário exclua todos os vínculos parametrizados para um determinado contador o que o tornará inapto para uso da aplicação em nome de possíveis contribuintes.

Logo Tecnosistemas

Copyright© - Todos os direitos reservados
www.tecnosistemas.com.br